SEJAM BEM VINDOS!

Inaugurado no dia 20 de julho de 1991, sob o decreto n.º 2145/91, essa é a primeira escola em tempo integral do estado de Santa Catarina. Aqui, as crianças são atendidas em período integral. No contra turno da escola são oferecidas atividades educativas, artísticas e culturais nas chamadas Salas de Multimeios: Capoeira, Dança, Audiovisual, Ludoteca, Artes Visuais, Informática, Leitura, Recreação, Hapkido. Karatê e Artesanatos.

III PARADA PEDAGÓGICA DO CIEP

No dia 26 de agosto, conforme previsto no Calendário Escolar 2010 da Secretaria Municipal de Educação, realizamos a II Parada Pedagógica (PP) do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Rodesindo Pavan. O principal objetivo da PP é refletir acerca de questões pedagógicas do cotidiano escolar que interferem no processo de ensino-aprendizagem. Os temas são definidos com o envolvimento dos professores, equipe técnico-pedagógica e direção.

No início do ano letivo, a direção realizou um questionário com a comunidade escolar para levantar sugestões de temas a serem abordados nas Paradas Pedagógicas. Um dos temas mais requisitados foi o problema da indisciplina, que tem prejudicado a aprendizagem das crianças e gerado um desgaste emocional àqueles que trabalham na escola. Nesse sentido, trouxemos a professora Liane Koffke para tratar do assunto Ato Infracional e Ato de Indisciplina.

Dentre os inúmeros aspectos explorados pela palestrante, vale destacar os seguintes esclarecimentos sobre o tema:
- a indisciplina compreendida dentro de um contexto social e globalizado;
- a responsabilidade da Famíla e Escola no ensino de valores (ética, cidadania, generosidade, solidariedade,  respeito, afeto, etc.) na formação humana;
- socialização de experiências reintegradoras de crianças com problema de indisciplina;
- a articulação da escola com as políticas públicas de assistência social;

A avaliação da equipe técnico-pedagógica sobre a PP foi bastante positiva. Foram elucidadas possibilidades de ações da escola, buscando envolver famílias e órgãos públicos para amenizar as consequências do problema da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem. O encontro teve a participação de todos os funcionários da escola, sendo realizado nos períodos matutino e vespertino.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa da formação continua no local de trabalho Ana, tenho acompanhado teu trabalho através do blog e estou gostando muito do que vejo, uma DIRETORA E TANTO ...

    ResponderExcluir
  2. coloquei um link dessa postagem no meu blog www.projetosdeprofessores.blogspot.com veja

    ResponderExcluir