Em vigor desde 9 de janeiro de 2003, a lei n. º 10.639 - que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo da Educação Básica - ainda enfrenta grandes desafios para sua implementação.
A formação inicial da grande maioria dos professores não abordou conteúdos relacionados ao tema da cultura Afro-Brasileira. Por tanto, torna-se imprescindível que tenhamos ações de formação continuada para ajudar nossos professores no desafio de desconstruir preconceitos sobre essa cultura.
Nas reuniões semanais de planejamento, iniciamos uma discussão sobre a implementação da lei n.º 10.639. Na ocasião, utilizamos um audiovisual da série SALTO PARA O FUTURO/TV ESCOLA para as primeiras reflexões.
Dando continuidade a esse tema, trouxemos para IV PARADA PEDAGÓGICA DO CIEP, realizada no último dia 6 de outubro, o pesquisador Isaque de Borba Corrêa, autor do livro "A Escravatura em Camboriú". Suas contribuições foram bastante significativas, e certamente, terão desdobramentos importantes no planejamento dos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário