SEJAM BEM VINDOS!

Inaugurado no dia 20 de julho de 1991, sob o decreto n.º 2145/91, essa é a primeira escola em tempo integral do estado de Santa Catarina. Aqui, as crianças são atendidas em período integral. No contra turno da escola são oferecidas atividades educativas, artísticas e culturais nas chamadas Salas de Multimeios: Capoeira, Dança, Audiovisual, Ludoteca, Artes Visuais, Informática, Leitura, Recreação, Hapkido. Karatê e Artesanatos.

Alunos do CIEP realizam ecovivência em comemoração ao Dia Mundial da Floresta e da Água .

Na última segunda e terça-feira, 21 e 22, alunos e professores do 4° ano do Centro Integrado de Educação Pública Rodesindo Pavan (CIEP) participaram de uma ecovivência no Parque Natural Municipal Raimundo Malta em comemoração ao Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Água. 

A atividade foi organizada pela equipe dos programas Terra Limpa, Ambiarte e Ecoartitude e faz parte de uma das ações diferenciadas sobre a fauna e flora do parque. A atividade de ecovivência “A floresta sou eu! Eu sou a floresta” tem por objetivo sensibilizar os alunos quanto a proteção das matas pela sua vital importância para conservação da biodiversidade, estabilização do clima e a correlação entre a existência da Mata Atlântica e a capacidade hídrica da bacia hidrográfica do Rio Camboriú. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas e muitas ações do Programa Terra Limpa estarão contemplando o tema da campanha. Por meio de atividades pedagógicas, usando o parque como cenário, o qual abriga remanescentes da Mata Atlântica, os alunos participaram de quatro atividades durante a ecovivência:

Sensibilização sobre a importância das florestas na entrada do Parque, como sentir os cheiros e sons da mata; os alunos fizeram trilha do conhecimento, podendo perceber a flora da Mata Atlântica; a tenda Ecoartitude realizou dinâmica de pintura com materiais alternativos e a tenda Ambiarte fez dinâmica com colagem de papel reciclado e material natural coletado no parque. O espaço Ambiarte também organizou no local uma exposição com os materiais produzidos pela equipe do projeto.

Para despertar a conscientização dos alunos de toda a Rede Municipal de Ensino diversas atividades voltadas ao Dia Mundial da Água e Dia Mundial da Floresta foram trabalhadas. Práticas de consumo consciente como, por exemplo, evitar o desperdício do papel visando sua economia e seu reaproveitamento, devem ser permanentes. 

(Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura de Balneário Camboriú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário